Você vai apresentar algo para pessoas. A frase não disse quase nada, mas é com base nela que iremos apresentar algumas sugestões aqui, ok?
Você tem um tema, informações, conhecimento sobre o assunto e um público alvo para o qual irá repassar as informações. Além disso, na maioria das vezes você vai criar uma sequência de slides para apresentar utilizando um projetor.
Vamos nos focar por enquanto na sequência de slides que serão criados. Você provavelmente utilizará um software para isso. Existem no mercado e você pode baixar:
- Power Point (da suíte Microsoft Office)
- Impress (da suíte LibreOffice)
- Google Slides
- Canva Presentation
E se você procurar na internet vai encontrar outros. O importante é lembrar que o melhor software é aquele com o qual você mais se sente à vontade, ok?
A primeira dica é: revise o texto da sua apresentação para eliminar erros de grafia e formatação, ok?
Tenha em mente de utilizar um modelo para suas apresentações e ele dependerá do assunto apresentado, da sua empresa, origem e de outros fatores determinantes. Se ele será marcante ou mais modesto vai depender de sua escolha. O importante aqui é que os slides mostrem que eles pertencem a um mesmo grupo, que eles fazem parte de uma unidade e não são coisas sozinhas e desconectadas que foram colocadas lado-a-lado naquele momento. Isso aumentará a credibilidade.
Tente otimizar o número de slides, procurando organizar e agrupar as informações de forma que a apresentação flua normalmente sem muitas delongas. As pessoas tendem a perder a atenção quando o processo se mostra muito demorado.
Tamanho de fonte compatível com o público, ok? Nem muito grande nem muito pequeno. É importante que as pessoas acompanhem com você o que está sendo apresentado.
E por falar em fontes, tamanhos e textos, procure colocar no slide só o essencial, ou os títulos e chamadas e fale você mesmo sobre as coisas. Slides com um monte de texto faz com que as pessoas percam a atenção em você porque muitas delas vão ficar lendo o que está escrito, sem prestar atenção no que está sendo falado (que é o mais importante!).
Utilize sempre elementos visuais para suas apresentações. O ditado "uma imagem vale por mil palavras" faz um certo sentido aqui. Não sobrecarregue, mas sempre que possível, utilize imagens, às vezes até substituindo textos.
Quanto às animações de elementos, transição de slides, áudio etc. eu prefiro não me pronunciar, mas digo que isso tudo dependerá do público para o qual sua apresentação será direcionada. Em um slide onde você apresenta tópicos, acho interessante que os tópicos apareçam um após o outro e não todos de uma vez. O objetivo aqui será o de concentrar o foco no tópico que está sendo falado. Quem sabe esmaecer os tópicos que já foram falados seja também uma boa ideia.
Eu não gosto de utilizar, no rodapé do slide por exemplo, a expressão "slide x de y". Isso gera expectativa nas pessoas e se forem muitos slides elas desanimam. Sabemos que existem slides mais demorados e slides mais rápidos, portanto essa informação, ao meu ver, se torna pouco relevante.
Bom, creio que por agora era isso. O seu gosto e as suas necessidades é que irão nortear todas as suas ações, mas eu quis aqui apenas dar umas pequeninas dicas.
Veja um vídeo onde eu mostro um pouquinho disso.