tutoriais

Instalar e gerenciar fontes no Windows com o Nexus Font

Muitas fontes podem prejudicar a performance do Sistema Operacional, mas existem muitas variedades de fontes disponíveis (muitas delas de graça!). Como conviver com isso, então, já que não podemos deixar um montão de fontes instaladas no computador? Aprenda a usar o NexusFont.

Fonte citada aqui é o "tipo de letra" que usamos nos programas como MS Word, por exemplo. São arquivos True Type Fonts, que nada mais são do que arquivos com extensão *.ttf.

A melhor maneira é utilizar um gerenciador de fontes. Se você tem, por exemplo, o Corel Draw instalado, ele possui um gerenciador próprio e procure utilizá-lo, pois é muito bom.
nexus font 01Nessa dica vou mostrar o Nexus Font (faça o download diretamente no site do fabricante: http://www.xiles.net/). Ele é free e faz seu trabalho muito bem. Vamos ao que interessa.

No site, navegue até a tela do Nexus e realize o download dele. No dia da confecção desse tutorial ele estava na versão 2.6.2, como pode ser visto na imagem ao lado.

A instalação é bem simples. Comece executando o arquivo baixado. 

Escolha o idioma (não, o Nexusfont não possui o idioma português). Após isso ele irá sugerir o local da instalação do programa (como outros tantos software fazem. Você pode optar por colocar um atalho do programa na área de trabalho.

Terminada a instalação, você poderá iniciar o programa dali mesmo.

Perceba a tela a seguir:

nexus font 02

Note que à esquerda, em Biblioteca, temos a relação das fontes instaladas e logo abaixo a informação Grupos de Amostra, onde existe um grupo chamado fontes-ttf. Vou explicar como funciona isso, ok?

No Windows, os arquivos de fontes armazenado em C:\Windows\Fonts estarão, automaticamente instaladas (disponíveis para os programas que utilizam fontes), ok?

Se eu pegar os arquivos que eu baixo da internet ou que ganho dos amigos ou que eu mesmo produzo (dá pra fazer fonte? Dá sim, mas aí é outro papo.... rsrsrsr... bem mais longo) nessa pasta que eu citei no parágrafo anterior... vai deixar meu Windows muito lento. Então, eu coloco os arquivos em uma outra pasta (no meu caso elas estão em D:\fontes-ttf. Tranquilo até agora?

A partir daí, utilizo o Nexus Font para gerenciar esses arquivos. Note na imagem que eu selecionei aquela pasta onde estão as minhas imagens. Perceba que a fonte Anime Ace tem o logo do windows ao lado do nome e a fonte Anonymous Pro não tem. Isso significa que a primeira está instalada e a segunda não.

E como o Nexus Font faz essa instalação? Ele cria um atalho do arquivo na pasta C:\Windows\Fonts (no meu caso). Pronto! Está instalada! O arquivo da pasta D:\fontes-ttf continua lá. Se eu escolher desinstalar essa fonte ele simplesmente apagará aquele atalho criado. Fácil assim. Você ainda pode escolher copiar o arquivo (sem criar um atalho) ou até mesmo copiar esse arquivo para uma outra pasta (e aí ele criará o atalho lá). Selecione a(s) fonte(s) desejada(s) e vá em Fonte >> Instalar:

nexus font 03

Para desinstalar, siga os mesmos procedimentos e escolha Fonte >> Desinstalar.

nexus font 04Para adicionar uma pasta à sua coleção de Grupos de amostra, clique com o botão direito sobre Grupo de amostra e escolha a opção Adicionar Pasta.

Além disso, você poderá visualizar o mapa de carcteres de uma fonte selecionada (instalada ou não), localizar fontes duplicadas, trocar a cor da fonte e/ou cor de fundo das amostras apresentadas, trocar o texto que é apresentado na amostra de fontes.

Sobre o texto utilizado como amostra para apresentar as fontes, ele é utilizado por padrão porque é um texto que faz sentido (A raposa marrou pula sobre o cão preguiçoso - tá... não faz muito sentido... rsrsrssrs) e possui todas as letras do abecedário (não precisa verificar, tem todas e eu já fiz isso rsrsrs). Trocar esse texto é legal para colocar, por exemplo, uma palavra ou texto para o qual você está buscando uma fonte legal!

Você pode fazer isso manualmente, copiando e deletando, mas ter uma interface que te ajuda e ainda mostra como ficará cada fonte é bem melhor!
Teste, use e verifique como o programa poderá te atender. Se tiver dúvida, pergunte, ok?